Sejam bem vindos ao blog ELEITOS.BLOG. Ele estar a disposição de todos que querem se aprofundar no Evangelho da Graça de DEUS. Voçê terá a disposição mensagens, cançoes e acessos a outros sites, tudo para sua edificação. Edifique sua vida com o conhecimento da Graça de Deus. Divulgue este blog à seus amigos. Que Deus o abençoe com a Verdade em Cristo! Graça e Paz! ELEITOS.BLOG

sexta-feira, 1 de junho de 2012





A ELEICÃO DOS FILHOS DE DEUS - 1ª PARTE


"Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrario, EU VOS ESCOLHI A VÓS OUTROS, e vos designei para vades e deis frutos e o vosso fruto permaneça; afim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda" (João 15:16).
O texto em questão são palavras de Jesus proferidas aos seus discípulos perto dos últimos dias do seu ministério. Ele falava acerca de uma escolha, a qual, Ele mesmo, Jesus, é o Autor; há uma escolha determinada por Deus em incluir a muitos no seu plano de salvação. E é evidente que onde há escolha implicitamente também existe exclusão. Todo aquele que escolhe, também exclui.
Houve um tempo no calendário de Deus, que Ele determinou quem seriam aqueles que teriam o direito de usufruírem a sua misericórdia. Esses são chamados de "VASOS DE MISERICÓRDIA, que para a glória preparou de antemão" (Romanos 9:23). Enquanto que houve uma escolha "desde o principio para a salvação" (II Tessalonicenses 2:13) de um povo, também houve uma exclusão por parte de Deus em relação a alguns. Esses, os "nomes NÃO FORAM ESCRITOS no livro da vida desde a fundação do mundo" (Apocalipse 17:8). Portanto, a regra já foi estabelecida. Quem está no plano de Deus quanto à eleição, chegará ao conhecimento da verdade. Os que não foram escolhidos sempre rejeitarão a Deus e a sua palavra.
A eleição dos filhos de Deus é primeiramente individual. Deus elegeu pessoas individualmente, como por exemplo, o próprio Abraão, que foi chamado por Deus e tirado da Mesopotâmia, terra de pagãos, para ser o cabeça de várias nações (Neemias 7:9). Paulo, escrevendo aos romanos, saúda a Rufo a quem chama de "eleito no Senhor" (Romanos 16:13). Como são muitos os escolhidos, forma uma Eclésia, palavra grega para assembléia de santos ou simplesmente, igreja. Todos os eleitos têm os seus nomes inscritos no livro da vida (Filipenses 4:13). Daí então, os termos "eleitos" e "escolhidos" são empregados frequentemente em toda a Bíblia para designar aqueles a quem Deus escolheu para ser o seu povo por meio de Jesus. O que teria movido Deus a escolher alguns? A Bíblia tem muito a dizer sobre isto. Uma vez que todos jazem no Maligno (Efésios 2:1-3) e que se tornaram seus escravos (II Timóteo 2:24-26), somente a intervenção de Deus poderá salvar alguns, ou todos, se Ele assim tivesse desejado.
O completo desenvolvimento teológico da doutrina da eleição dos filhos de Deus, é apresentado com maior clareza em todo o Novo Testamento, principalmente nas Epistolas de Paulo, onde a eleição é apresentada em alguns aspectos, como sendo uma escolha graciosa, soberana e eterna de pecadores individuais para que sejam salvos e glorificados em Cristo e por meio Dele.
(Continuação na próxima postagem) 

Um comentário:

  1. Graça e paz!
    Estou visitando meus amados irmãos reformados e que fazem parte dos internautas cristãos e internautas calvinistas.
    Deixar meu incentivo para continuar esse belo trabalho que nós reformados, pelo menos tentamos fazer e que "não é vão no Senhor"!
    Estou seguindo seu site/blog.
    Visite o meu se tiver um tempinho também, basta clicar no meu nome e será direcionado.

    Um grande abraço Reformado e que Deus continue a te abençoar!
    Soli Deo Gloria!

    ResponderExcluir